terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Não fique preso à tecnologia

Filme: Homem de Ferro 2.
Cena: Tony Stark recebeu alguns objetos pessoais de seu pai Howard Stark, dados por Nick Fury, o diretor da S.H.I.E.L.D. Entre os objetos está uma fita de vídeo, com uma gravação feita em 1974.  Quando seu pai termina a mensagem para a Expo Stark, ele inicia uma outra mensagem para o filho. Nela, Howard diz que está limitado pela tecnologia de sua época, mas que Tony não, e por isso poderá realizar aquilo que ele projetou.

Howard Stark, pai de Tony Stark
Tony está sendo envenenado pelo paladium, o elemento utilizado no reator arc de seu peito, que o mantém vivo, desde que estilhaços de uma bomba se alojaram em seu peito, no Afeganistão. Ele precisa substituir o paladium por outro elemento químico, mas não existe um substituto disponível. A partir da mensagem do pai, Tony descobre que a maquete da Expo Stark é um esquema para a composição de um novo elemento químico. Ele cria um acelerador de partículas, e partir do esquema do pai, cria o novo elemento, que passa a usar em um novo reator.

Quero enfatizar a mensagem de Howard Stark, de que ele estava limitado pela tecnologia da época. Ela vale para o desenvolvimento de software. Nós também limitamos nossos projetos à tecnologia que temos disponível. Na verdade, é ainda pior que isso, ficamos presos a somente um tipo de tecnologia e passamos a criar arquitetura a partir de uma tecnologia existente, em vez de projetar a arquitetura e buscar as tecnologias que a implementam. Ficamos subjugados pelas soluções de software existentes e não inovamos por não desafiar as restrições que elas impõem.

Um arquiteto tem de ousar experimentar. Tem de ter uma atitude Oscar Niemeyer. Já pensaram se Niemeyer ficasse limitado às tecnologias de construção civil para conceber seus projetos. Ele viaja, ousa, depois verifica se é possível. Não sendo possível, pode rever o projeto. Mas ele não tem medo de ousar.

É natural que nos apeguemos ao passado, pois isso gera uma sensação de conforto. Aquilo que já vimos funcionar nos dá mais segurança. Não queremos arriscar, porque o sucesso é esquecido rapidamente, mas o fracasso é lembrado eternamente. Um sucesso não apaga um fracasso. Mas isso é decorrência do medo também, porque o fracasso sempre é uma possibilidade. Faz parte de qualquer empreendimento. Deve constar na avaliação de riscos. Mas não podemos trabalhos com risco zero. Conforme houver capacidade de recuperação, devemos tentar algo novo, algo inesperado.

Os primeiro carros eram parecidos com carruagens, porque esse era o modelo que o homem conhecia à época. Ele tentava criar uma carruagem sem cavalos. A medida que a lembrança das carruagens foi ficando mais distante, o carro começou a se tornar algo completamente diferente da carruagem. Mas mesmo assim, alguns ousavam. Veja a imagem abaixo.

Thomas Edison e um de seus carros elétricos
Um carro elétrico, produzido pelo inventor da lâmpada, Thomas Edison. Na verdade, os carros elétricos existiam desde 1830. Nos Estados Unidos houve uma época em que havia estações de recarga de baterias, no lugar de postos de gasolina. Hoje estamos discutindo a poluição causada pelos veículos a gasolina e uma das barreiras para substitui-los por carros elétricos é a falta de estações de recarga. Depois de quase um século, vemos que Thomas Edison SEMPRE ESTEVE CERTO QUANTO AO CARRO ELÉTRICO. Porque ousou experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário